Consultoria, assessoria, mentoria e BPO de gestão de pessoas, quais as diferenças?

business idea, planning, board

Identifique a diferença entre consultoria, assessoria, mentoria e BPO e saiba qual se encaixa melhor no seu negócio.

Converso com muitos empresários (empresas) que prestam serviços na área de RH e percebo uma certa confusão nos termos utilizados neste mercado. Muitas vezes a empresa se diz “consultoria”, quando na verdade, faz “assessoria”. Isso acaba gerando uma confusão entre os próprios empresários que contratam os seus serviços. Por isso, resolvi resumir:

Assessoria:

Quando você vai ajustar um escopo de trabalho (demanda) e “realizar/executar” o trabalho. Vai realmente “botar” a mão na massa, liderar um time interno do cliente (se for o caso), interagir com colaboradores do cliente para que o trabalho seja executado.

Exemplos: Fazer a folha de pagamento de uma empresa; realizar um processo seletivo para uma empresa.

BPO (Business Process Outsourcing):

É muito parecido com a assessoria, porém, é executado – geralmente – fora das dependências da empresa. Pode ser realizado grande parte remotamente e com encontros pontuais para “entregas” especificas (relatórios de prestação de contas do que está sendo realizado, apresentação de indicadores de resultados, etc).

Exemplo: SER o RH de uma empresa que não tem RH interno.

Consultoria:

É “prestar consulta”, apontando como está e o que pode/deve ser feito para o objetivo ser alcançado. Depois de um diagnóstico, apresenta-se um plano de ação para que o objetivo seja alcançado, conforme os conhecimentos e vivências do consultor. Não é responsabilidade do consultor “realizar/executar” o plano de ação proposto e sim, “dar o caminho/direção”.

Exemplos: Propor a estruturação da área de RH de uma empresa; Propor uma avaliação de desempenho.

Mentoria:

Seria mais uma “troca de experiências” ou consulta ao “guru”, que já passou/venceu o problema que precisa ser resolvido ou seja, alguém com experiência vivida. Seu propósito é auxiliar o outro (mentorado) a encontrar um caminho mais promissor, tendo como o alvo o progresso e o crescimento pessoal e profissional do mentorado.

Exemplo: Mentoria para avaliação de desempenho; mentoria para estratégias de marketing para geração de leads; mentoria para ser o RH terceirizado (BPO de gestão de pessoas) de uma empresa.

E você, presta serviços de assessoria, consultoria, BPO ou mentoria em gestão de pessoas? Ou, com qual delas você mais se identificou? Precisa de ajuda para desenvolver o seu “negócio de gestão de pessoas”? Entre em contato.

Gostou do conteúdo? Assine a nossa newsletter e receba nossos conteúdos em seu e-mail! É grátis ;-)

1 comentário

Consultoria, assessoria, mentoria e BPO de gestão de pessoas, quais as diferenças? | ValorH · 13/05/2021 às 16:00

[…] Consultoria, assessoria, mentoria e BPO de gestão de pessoas, quais as diferenças? […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, sou a Fernanda!

Você quer agilizar os processos do seu RH, fazer MAIS com MENOS e ainda torna-lo ESTRATÉGICO?

Informe seu e-mail e receba – grátis – conteúdos exclusivos!