Como divulgar vaga para milhares de pessoas de forma simples e eficaz?

megaphone, speaker, speak

Você tem uma vaga aberta na empresa e precisa de currículos para poder realizar a seleção. Como divulgar a vaga para milhares de pessoas de forma simples e eficaz?

Simples: Notificar a sua base de candidatos – interessados – em trabalhar na sua empresa!

Se a empresa tem uma base de currículos, poderia notificá-los – por e-mail ou mensagem instantânea – que determinada vaga foi aberta. O lado bom é que estas pessoas, já conhecem a empresa, cadastraram seus dados (currículos) e desejam receber esse tipo de notificação. Esse é o “sonho” de todo profissional de RH e empresário ou “mundo ideal”. Saiba que ele pode estar mais perto de ser realidade do que você pode imaginar! Vem comigo …

Quando você não tem uma base de contatos formada, infelizmente, vai depender dos contatos (leads) de terceiros para construí-la. Vai precisar “chegar” até onde estas pessoas estão, para poder levar a sua vaga à conhecimento delas – pelo menos nas primeiras vezes.

Existem vários meios para divulgar a vaga, como: Facebook, grupos de whatsapp, grupos de telegram, faculdades, blogs, portais de emprego, cursinhos, jornal, professores de determinados cursos, indicação de profissionais da empresa, etc. E uma boa parte destes meios oferece esse “serviço” gratuitamente para quem anuncia a vaga.

IMPORTANTE: Mas, quando “fisgar” esses possíveis interessados é importante que sejam convertidos em contatos para você acioná-los/notificá-los quando VOCÊ precisar!

É depois disso que vem o grande divisor de águas do processo de recrutamento: o caos!

  • Quantos profissionais voltam nos 10 lugares para ver quem se candidatou – quando se lembram dos 10 lugares?
  • Quantos currículos repetidos foram recebidos?
  • Quantos currículos com dados faltando foram recebidos?
  • Quantos candidatos não tinham NADA a ver com a vaga?
  • Para quem foi dado retorno sobre a participação?
  • Onde e como armazená-los?
  • Como encontrar quem em “estou procurando” depois?
  • Históricos de vagas e participação em processos? O que é isso?

Tem vezes que a quantidade de currículos, passa a ser um problema ao invés de solução. Conheço RHs que tem a única preocupação de fechar a vaga – e não se importava de ter que começar sempre do zero seus processos (sem olhar o que já se tem).

Em contrapartida, conheço RHs que percebem que podem ganhar tempo no curto e médio prazo já, quando utilizam algumas técnicas e a tecnologia ao seu favor. Pequenas mudanças no processo, que geram ganhos significativos já no curto prazo!

Diante deste cenário, darei 3 sugestões simples que você pode implementar hoje na sua empresa:

1 – Área de trabalhe conosco

Crie – se ainda não tiver – uma área de trabalhe conosco no seu site, onde os candidatos podem cadastrar seus dados e deixar seus e-mails (no mínimo). Criamos um passo a passo para criar uma área de trabalhe conosco para o seu site, disponível aqui.

Utilize esse link para “falar” como é trabalhar na empresa, o que buscam nos candidatos, os valores da empresa, produtos e serviços oferecidos ao mercado, principais clientes, ou seja, venda a empresa para TODO visitante dessa página.

Só deixar os currículos resolve parcialmente o “problema”, pois não consegue se comunicar com eles posteriormente, para avisar que tem vaga aberta, por exemplo. É importante coletar os dados de contato (nome, e-mail, telefone) de quem acessa a página com o objetivo de trabalhar na empresa, agora ou no futuro.

Dica: No ítem 3, vou sigerir algo mais simples, mas o Telegram permite que você crie “canais” e milhares de pessoas podem “seguir” o canal e receber as informações ali postadas. Talvez possa criar um Canal e avisar no site, para quem quiser receber os avisos de vagas, podem “seguir” o canal. O mesmo vale para uma lista de e-mails, um grupo no facebook, grupo no whatsapp, etc.

2 – Divulgue o TRABALHE CONOSCO

Continue usando os canais para divulgar suas vagas, mas direcione o fluxo todo para o seu “trabalhe conosco”. Desta forma, você está trabalhando para SUA EMPRESA e poderá ficar bem menos dependente de outros canais no futuro, pois sua “marca” / empresa será reconhecida pelos candidatos.

Se alguém lhe perguntar: como faço para trabalhar na empresa? Sua resposta sempre será: acessa o nosso site, na área de trabalhe conosco e veja se você tem nosso perfil. Se tiver, cadastra seu currículo e se tiver algo compatível com seu perfil, faremos contato 😉

Dica: Crie um e-mail chamado curriculos@suaempresa.com.br e configure uma resposta automática para todos que enviam e-mail para ele. Essa resposta deve agradecer o envio dos dados e informar que o processo seletivo depende do cadastro do currículo pelo “trabalhe conosco” do site da empresa e que a sua participação no processo seletivo está condicionada a esse cadastro. E, se algum site que você divulga vaga exigir um e-mail para envio de currículos informe esse: curriculos@suaempresa.com.br

3 – Tecnologia

Use a tecnologia para trabalhar para você! A Kombo tem ferramentas que fazem toda a gestão dos currículos para você, onde você pode criar a sua própria base de currículos e ainda ter acesso a base de currículos da Kombo com mais de 1.600.000 currículos (até abril-2021). Além do próprio candidato cadastrar seus dados, ele mesmo atualiza os dados quando precisar – sem gargalos ou intermediários -, mantendo uma base sem currículos repetidos ou com dados faltando, pois o cadastro é padronizado.

Quando divulgar uma vaga nos sistemas de R&S da Kombo, ela vai automaticamente para o Portal de Empregos da Kombo (Kombo Empregos) e suas redes, para indexadores de vagas como o Google Empregos, Trovit, Jooble, Glix, Adzuna (e outros), para dezenas de instituições, blogs e portais parceiros da Kombo para a divulgação de vagas.

Você ainda consegue automatizar a publicação destas vagas nas redes sociais da empresa (e/ou nas suas), pode cadastrar parceiros de divulgação e notificá-los da vaga aberta assim que ela for aberta.

Ah, e os candidatos! No módulo de R&S do Kombo Estratégico você tem a possibilidade de – ao abrir a vaga no sistema – saber se tem alguém com alguma compatibilidade na sua base e na base da Kombo em alguns segundos! E, com 1 clique, “convidar” todos eles para conhecerem a vaga e se for o caso, se candidatarem. Um processo ativo e receptivo ao mesmo tempo.

Cada candidato consegue se candidatar uma vez para a vaga e só consegue fazer isso, se tiver com o currículo atualizado nos últimos 6 meses e com 60% ou mais do currículo preenchido. Desta forma, mantem-se a base sempre atualizada.

E, quando a vaga é fechada pela empresa no sistema ela “sai” de todos os lugares automaticamente, impedindo que novas candidaturas ocorram a partir daquele momento, mas permitindo ainda que pessoas façam seus cadastros e deixem seus currículos à disposição para futuras oportunidades e mantendo os históricos para você.

E aí, gostou? Se sim, compartilhe esse material com seus amigos, empresários e colegas de RH!

Gostou do conteúdo? Assine a nossa newsletter e receba nossos conteúdos em seu e-mail! É grátis ;-)

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oi, sou a Fernanda!

Você quer agilizar os processos do seu RH, fazer MAIS com MENOS e ainda torna-lo ESTRATÉGICO?

Informe seu e-mail e receba – grátis – conteúdos exclusivos!